Mário José Machado Guedelha, é Brigadeiro-general da Guarda Nacional Republicana. Nasceu em Portalegre, a 1 de fevereiro de 1970.
A 16 de maio de 1990 jurou Bandeira na Base Aérea Nº 2 -OTA e foi oficial da Força Aérea Portuguesa até setembro de 1992, ano em que entrou na Academia Militar.
Frequentou o 1º ano de Formação Geral Comum e concluiu o curso da GNR na Academia Militar em 1997.
De entre as inúmeras funções, salientam-se as funções de Comandante em todos os postos da Carreira, nomeadamente de Comandante de Pelotão Operacional, de Comandante de Companhia e Destacamento, de Comandante de Batalhão, de 2º Comandante de Unidade e de Comandante de Unidade Territorial da Guarda, nomeadamente do Comando Territorial do distrito de Setúbal.
Esteve por diversas vezes ligado à formação, como coordenador, instrutor, docente, palestrante e investigador, na Escola da Guarda, nas Academias Militares, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), no Instituto Universitário Militar (IUM) e em universidades civis. Participou em publicações individuais e coletivas e tem vários artigos publicados.
Desempenhou funções de assessoria estratégica e política, nomeadamente no Gabinete do Comandante da Escola da Guarda e no Gabinete do Comandante-geral da Guarda, no Gabinete Coordenador de Segurança e no Gabinete do Ministro da Administração Interna.
Desempenhou funções internacionais, nomeadamente como coordenador policial para as informações no Euro 2004, na Multi-National Division (South-East) – Iraque, no J2 intel, em Bassorá (2004-2005) e no Estado-Maior da Guardia Civil, em Madrid, como oficial de ligação (2016-2018).
Frequentou todos os Cursos de Promoção (do Curso de Promoção a Capitão ao Curso de Promoção a General) e, entre múltiplos cursos de qualificação, sublinham-se o Curso de Estado-Maior Conjunto, no IUM e o de Estado-Maior das Forças Armadas Espanholas, na Escuela de las Fuerzas Armadas Españolas, em Madrid.
Entre vários, é detentor dos cursos de Trânsito, Fiscal e de Ordem Pública, de Instrutor de Educação Física Militar, de instrutor de Tiro Militar, de Defesa Pessoal e de Instrutor de Bastão Extensível.
No IUM concluiu ainda o Curso de Planeamento de Operações Psicológicas, o Curso de Planeamento de Operações de Cooperação Civil-Militar e o Curso de Internacional de Estudos de Segurança Interna.
Possui o Curso Superior de Especialista em Informações (CSIGC), o Curso Internacional de Proteção do Meio Ambiente e Património (SEPRONA) e o Curso Internacional de Polícia Judiciária, da Guardia Civil e o Curso de Altos Comandos de Polícias Ibero-americanas, da IBERPOL.
Tem uma vasta formação académica, é licenciado, detentor de três (3) Mestrados e Doutorando em Direito e Segurança.
O Brigadeiro-General Mário Guedelha foi coordenador da Área de Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais (AESIFC) e da Área de Ensino Específico da GNR (AEEGNR), no DEPG/IUM, criou o Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna (CIESI) em 2019, sendo coordenador e diretor deste curso em várias edições.
É, desde agosto de 2023, o Diretor de Operações da Guarda Nacional Republicana, no Comando Operacional da Guarda.

Similar Posts