SAFETY | SECURITY | SERVICE AT SPORTS EVENTS

ORADORES

Adrian Dinca iniciou a sua carreira policial em 2002 e tem uma experiência de mais de 17 anos como agente de cooperação policial internacional e, mais tarde, como coordenador-adjunto do Ponto Nacional de Informação sobre Futebol (PNIF) da Roménia.

Esteve envolvido no trabalho do Grupo Peritos em Segurança dos Espetáculos Desportivos (Think Tank) e da rede dos Pontos Nacionais de Informações sobre Futebol/Desporto (NFIP Network) durante mais de 10 anos, tendo sido eleito em 2015 como vice-presidente deste órgão e, a partir de novembro de 2021, como presidente

Adrian Dinca também ocupou o cargo de Vice-Presidente do Comité Permanente da Convenção do Conselho da Europa sobre a Violência dos Espectadores (T-RV) de 2016 a 2018 e de Presidente de 2018 a 2020.

Fez parte das equipas de apoio operacional destacadas para importantes eventos desportivos (nomeadamente o EURO 2008, a final da Liga Europa de 2012 e o EURO 2016) e foi membro da estrutura de gestão do Centro Internacional de Cooperação Policial (CICP) para o EURO 2020, que foi acolhido na sede da Europol em Haia.

Participa como perito em várias sessões de formação internacionais relacionadas com a segurança dos eventos desportivos, organizadas pela UEFA, pelo European Think Tank, pelo Conselho da Europa e pelo CEPOL.

Adrian Dinca é licenciado em Direito, Mestre em Cooperação Policial Internacional e está atualmente a fazer investigação para o seu doutoramento em Segurança Interna e Policiamento de Eventos Desportivos.

Doutorado em Economia e Gestão e com Tese de Doutoramento em Gestão Compreensiva da Segurança no Desporto, dirige a Especialização Universitária de Pós-Graduação em Segurança em Instalações e Eventos Desportivos, Recreativos e Públicos da Universidade de Alcalá, com uma formação pioneira de segurança compreensiva que reúne mais de 80 profissionais internacionais do sector público-privado multidisciplinar.

A sua carreira profissional combina desporto e segurança nos sectores privado e público; trabalhou durante 15 anos na Área Governamental da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Madrid, desenvolvendo, entre outras funções, formação em segurança para Diretores de Centros Desportivos Municipais, da Escola de Formação da Câmara Municipal de Madrid (EFAM) e; durante 5 anos no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Alcalá, como Professor na Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto e no Mestrado em Organização e Gestão de Instalações e Entidades de Atividade Física e Desporto.

Ensina e aconselha sobre regulamentos de segurança no desporto, colaborando com diferentes projetos de entidades públicas como o Município de Montevideu (Uruguai), a Câmara Municipal de Madrid ou a Escola de Proteção do Cidadão de Castilla-La Mancha (Espanha). E privadas como; a National Strength and Conditioning Association (NSCA-Espanha), os Colégios Profissionais de Licenciatura em Educação Física e Ciências do Desporto da Comunidade de Madrid e da Comunidade Valenciana, ou os sócios do Grupo Upon; Infinity Neural e West Point.

O seu trabalho de investigação inclui diferentes publicações, patentes e contribuições para conferências internacionais, sendo investigador do GI Scientific Events Observatory Icono14-UDIMA.

A sua formação académica é acompanhada por uma Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (INEF-UPM), Mestrado em Gestão de Organizações e Instalações de Atividade Física e Desporto (UAH-UV-ULE), Pós-graduação em Perito Profissional em Gestão da Segurança (UNED), juntamente com as qualificações do Ministério do Interior Espanhol como Diretor de Segurança, Chefe de Segurança e Perito Judicial.

  • Gestor de Segurança do SC Braga
  • Formador na área da segurança privada.

Entre 2003 e 2021 exerceu as seguintes funções na área da segurança privada:

  • Ronda Móvel Zona Norte e Centro;
  • Centralista em centros comerciais;
  • Coordenador de Segurança em eventos desportivos;
  • Funções administrativas em gabinete de apoio operacional;
  • Formador;
  • Chefe de grupo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

André Seabra é diretor da Portugal Football School na Federação Portuguesa de Futebol.

Autor e coautor de mais de 150 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, o Professor auxiliar com agregação na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto, possui dois mestrados em saúde pública e treino de alto rendimento desportivo.

Além disso, soma já mais de 200 palestras em Portugal e no estrangeiro como orador convidado.

Cândido Costa é um antigo futebolista português, nascido em 1981.

Tendo alinhado sempre no corredor direito, ora como extremo ora como defesa, Cândido construiu uma carreira interessante, com passagens por clubes como FC Porto, SC Braga e CF Os Belenenses, entre outros. A nível de Seleção Nacional, chegou a representar a Equipa das Quinas de sub-21.

Em 2021, tornou-se comentador do Canal 11, sendo uma das caras mais acarinhadas dos portugueses a nível televisivo, nos dias que correm.

Além do trabalho de comentador, é ainda embaixador da Liga 3.

Founder and Managing Director da WiseSafety, trabalha há mais de 25 anos na área da segurança de edifícios e instalações (componentes de safety e security). Com formação académica em engenharia mecânica e cursos de especialização em Segurança de Eventos e Crowd Management no Reino Unido, participa nos maiores eventos realizados em Portugal com promotores nacionais e internacionais.


Desde 2016 tem a função de Head of de todos os eventos do Web Summit realizados em Portugal, tendo tido também a função de no Festival da Eurovisão em 2018, no Campeonato Europeu de Corta-Mato 2019, e na Presidência Portuguesa da União Europeia em 2021.


É atualmente responsável pela elaboração e implementação dos Planos de Segurança de grandes eventos e festivais como o NOS Alive, Ed Sheeran – Estádio da Luz, MUSE, BANSKY, Barrio Latino, Diamond Jubilee Celebration – Lisbon 2018, Festival IMINENTE, Metallica – Estádio do Restelo, VOA – Heavy Rock Festival, GUNS N’Roses, Iron Maiden – Estádio Nacional, Building the Future, Festival Andamento, Rolling Loud, EDC Europe, Afronation, SÓNAR, Coldplay – Estádio de Coimbra, Harry Styles, Def Lepard, Rammstein – Estádio da Luz, Maroon 5, entre muitos outros.


Em 2023 foi responsável pela organização e planeamento da Segurança relativa ao Evento comemorativo do 38º Campeonato do Sport Lisboa e Benfica no Marquês de Pombal.
Também em 2023 foi responsável pelos Planos de Segurança dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, incluindo a formação técnica de gestão de multidões a todos os Coordenadores e Supervisores das Equipas de Voluntários da JMJ.
Só no ano de 2023, já garantiu a segurança de mais de 3 milhões e 200 mil pessoas em todos os eventos realizados.
Sendo a legislação portuguesa praticamente inexistente no que se refere à Segurança de Eventos, a sua formação e experiência a nível internacional faz com que as condições de segurança dos eventos em que participa estejam sempre alinhados com o que melhor se desenvolve a nível internacional.

Tem participado em diversas conferencias, com temas relacionados com a segurança de eventos e multidões, tendo também já publicado artigos técnicos e entrevistas sobre esta temática:
• Artigo revista APSEI (Julho 2021): Recintos Itinerantes ou Provisórios, p.31
https://issuu.com/proteger/docs/p46_web
• EventCast (Abril 2022) – O podcast dos Eventos: Segurança e Gestão de Multidões (T1E13)
https://open.spotify.com/episode/0IKTjstTbg1HVsNwZHK9GN?si=3422f934a42c4d64

No seu currículo desportivo, conta com 2 participações em Jogos Olímpicos, 5 participações em Campeonatos do Mundo, 5 Campeonatos da Europa, entre outras competições internacionais. Campeã da Europa de Juniores, campeã Nacional e vários anos recordista nacional, Diana Gomes, é, hoje em dia, mãe, arquiteta e empresária.

É atualmente Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, entidade que integrou como vogal em 2009-2013.

Luta pelos direitos e interesses dos atletas Olímpicos e considera fundamental divulgar o Olimpismo, os seus valores e a ética desportiva.

  • Ex-Árbitro Internacional de futebol.
  • Membro do Conselho Nacional do Desporto.
  • Embaixador Ética Desportiva PNED/IPDJ.
  • Comentador Expresso, SIC Notícias e Jornal A Bola.
  • Autor do Projeto Kickoff.

Falah Al-Dosari é um executivo sénior com mais de 15 anos de experiência no domínio da aplicação da lei e da segurança, sendo um perito reconhecido e certificado pela INTERPOL em Cooperação Internacional para a Aplicação da Lei.

Atualmente destacado para a INTERPOL pelo Ministério do Interior do Qatar, desempenha as funções de Gestor Sénior do Projeto Stadia, estabelecendo um Centro de Excelência como referência global para os envolvidos no planeamento e execução de policiamento e segurança de grandes eventos.

Falah Al-Dosari liderou a iniciativa da INTERPOL de criar a primeira Task Force Conjunta para apoiar o Qatar no Campeonato do Mundo de Futebol de 2022.

Antes de integrar o Projeto Stadia, Al-Dosari liderou os esforços da INTERPOL contra a droga e crime organizado no Médio Oriente e no Norte de África

Helmut Spahn é Diretor de Segurança da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), antigo Diretor-Geral do Centro Internacional de Segurança Desportiva (ICSS), antigo presidente do famoso e prestigiado clube de futebol Kickers Offenbach e passou mais de 20 anos como oficial de alta patente na força policial alemã. Spahn foi anteriormente Chefe de Segurança do Campeonato do Mundo da FIFA Alemanha™ de 2006 e Diretor de Segurança da Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fussball-Bund, DFB).

Foi responsável pela segurança da UEFA na Liga dos Campeões e na Liga Europa, bem como no UEFA Euro 2012.

De 2006 a 2011 foi Diretor de Segurança da Federação Alemã de Futebol. Spahn foi Chefe de Segurança do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA Alemanha™ de 2003 a 2006, Chefe de Segurança do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA Alemanha™ de 2011 e, depois de 2007, foi responsável pela segurança da UEFA para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, bem como para o UEFA Euro 2012.

Como Diretor-Geral do ICSS, de 2011 a 2017, foi requisitado como perito em aconselhamento e opinião sobre segurança em todo o mundo em diferentes desportos, incluindo os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, Sochi 2014 e 2016 no Rio de Janeiro, bem como a Taça das Confederações da FIFA 2013 e o Campeonato do Mundo de 2014 no Brasil e a Maratona de Boston, por exemplo.

Na sua atual função de Diretor de Segurança da FIFA, é agora responsável por todos os torneios e eventos da FIFA em todo o mundo.

Licenciada em Ciência Política pelas Universidades de Sófia (Bulgária) e York (Inglaterra), Irena Guidikova trabalha no Conselho da Europa desde 1994. A sua carreira levou-a desde as políticas públicas e investigação no domínio da juventude, passando pelo futuro da democracia na Europa, até à política cultural e à inclusão e antidiscriminação.

O seu trabalho envolveu a elaboração de normas sobre governação e votação eletrónicas, financiamento de partidos e literacia na Internet, salvaguarda da diversidade através do financiamento cinematográfico e políticas a vários níveis para a integração intercultural de migrantes e refugiados.

Foi também conselheira política no Gabinete do Secretário-Geral, coordenadora do Fórum Mundial para a Democracia e dirigiu os programas de inclusão e antidiscriminação do Conselho da Europa, tendo-se ocupado do combate ao discurso de ódio, da igualdade das pessoas LGBTI, da inclusão dos migrantes e dos direitos das minorias.

Atualmente, é Chefe do Departamento dos Direitos da Criança e dos Valores do Desporto.

O Subintendente Iúri Alexandre de Sampaio Monteiro Rodrigues tem 39 anos e é natural de Cascais.

Licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e pós-graduado em Informações Militares pelo Instituto Universitário Militar.

Desempenha, desde julho de 2020, as funções de Chefe da Divisão de Análise e Cooperação do Departamento de Informações Policiais da DN/PSP, onde tem a supervisão do Núcleo de Análise e do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto.

É membro do Conselho Nacional do Desporto e do Comité permanente de acompanhamento da Convenção do Conselho da Europa sobre uma abordagem Integrada da Segurança, da Proteção e dos Serviços por Ocasião dos Jogos de Futebol e Outras Manifestações Desportivas, na qualidade de representante do Ministério da Administração Interna.

Anteriormente às suas atuais funções, ocupou os cargos de Chefe de Núcleo e Coordenador do Ponto Nacional de Informações sobre desporto, destacando-se a sua participação na equipa de coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional estabelecido no âmbito da fase final Liga das Nações da UEFA, realizado no Porto em 2019, tendo ainda feito parte, como oficial de ligação, da delegação Policial portuguesa que se no âmbito do campeonato do mundo de futebol de 2018. Foi igualmente Conselheiro no Conselho Consultivo da APCVD e fez parte do Grupo de Avaliação da Violência no Desporto e do Grupo de Trabalho para uma abordagem multi-institucional das temáticas associadas à violência no desporto.

No seu percurso profissional destacam-se as funções de chefia da área operacional da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa e de comandante da Esquadra de Investigação Criminal.

José Manuel Constantino, licenciado em Educação Física. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto. Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública.

Foi docente universitário, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal e do Instituto do Desporto de Portugal.

Recebeu o Prémio Excelência da Gestão da Facultade de Motricidade Humana em 2011, a Medalha de Mérito e Louvor do Instituto Politécnico de Santarém em 2015, o Prémio Prestígio da APOGESD em 2019, o Prémio Prestigio da Câmara Municipal de Oeiras, o Prémio Panathlon e o Prémio Prestígio-Clube Nacional de Imprensa Desportiva em 2020, o Prémio Carreira da Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e o Prémio Associado de Mérito do Conselho Nacional das Associações dos Profissionais de Educação Física em 2021.

Autor de diversos artigos e contributos como coordenador e coautor de publicações e revistas da especialidade. Tem sete livros publicados.

É Presidente do Comité Olímpico de Portugal desde 2013.

José Reis, Presidente do Conselho Diretivo do ACM, I.P., licenciado em Direito e com carreira profissional na Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, foi fundador e líder associativo da Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra e Vice-presidente da Federação Portuguesa de kickboxing e Muay-thai, tendo sido na área do desporto que, desde cedo, se destacou, com várias medalhas a nível nacional e internacional e a conquista do título de Campeão Europeu e Mundial de Muay-thai e KickBoxing.

Segue um percurso enquanto treinador e membro da equipa de treinadores da seleção nacional de kickboxing, sendo também um dos responsáveis pela formação de treinadores de kickboxing.

Foi também Membro Conselheiro no Conselho para as Migrações e Membro Conselheiro na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Jorge Manuel Fortunato dos Reis, nascido em Caldas da Rainha em 1 de Março de 1963.

Dirigente associativo voluntário desde 1998:

  • Presidente da Direção da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, de 1998 a 2021
  • Diretor de Escalão de Futebol Juvenil do Caldas Sport Clube de 2004 a 2008
  • Vice-Presidente do Caldas Sport Clube, com o pelouro da Coordenação do Futebol Juvenil de 2008 a 2013
  • Vice-Presidente do Caldas Sport Clube, com o pelouro de Direção do Futebol Sénior de 2013 a 2015
  • Presidente da Direção do Caldas Sport Clube, de 2015 até à presente data

Profissionalmente, trabalhador do Centro Hospitalar do Oeste, exercendo as funções de Coordenação do Serviço de Recursos Humanos.

Formado em 1989 na Escola Superior de Polícia da Finlândia, Juha Karjalainen foi quadro da Polícia Finlandesa, prestando serviço durante 12 anos no Departamento Policial de Helsínquia.

A sua carreira dedicada à segurança dos recintos desportivos começou ao assumir a função de Gestor de Segurança da Federação Finlandesa de Futebol, entre 2000 e 2018.

Desempenhando funções de “Security Officer” em competições UEFA desde 2013, Juha Karjalainen é, desde 2021, Senior Safety and Security Expert da UEFA Safety & Security Operations Unit.

Luís Estrela trabalha na área de sustentabilidade social e ambiental, no espectro do futebol profissional, com os seus clubes, parceiros e entidades nacionais e internacionais de relevância nesta área de intervenção.

Conduziu a Fundação do Futebol ao reconhecimento e distinção pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, em Direitos Humanos.

Tem sido convidado a palestrar em iniciativas realizadas por universidades, associações, plataforma de sociedade, tendo inclusive integrado o painel de oradores do Ética Summit 2022 e o Congresso Internacional de Segurança em Eventos Desportivos 2022.

Na Fundação do Futebol trabalha na inclusão social, na proteção de valores, na formação e educação no futebol, na sustentabilidade ambiental e em grandes causas humanitárias.

Luís Silva conta mais de 25 anos de experiência em gestão de recintos e eventos em todo o mundo, onde ocupou os mais altos cargos executivos.

Consultor de renome para várias organizações desportivas, incluindo UEFA, FIFA, Associações Nacionais, Ligas e Clubes, esteve envolvido nos mais importantes eventos de futebol como os Campeonatos do Mundo da FIFA, as competições EURO da UEFA, finais da Liga dos Campeões e finais da Liga Europa, entre outros.

Luís Silva é Cofundador da BLUEROCK Sports & Entertainment, com sede em Londres, e foi diretor de operações do Estádio e Complexo Desportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro e do Estádio do Dragão, do FC Porto.

Márcio Cortez nasceu em Portugal, mas o destino levou-o, juntamente com os pais, aos Estados Unidos, onde embarcou numa jornada de estudos e descobertas até regressar a Portugal.

Com mais de duas décadas de experiência na área da comunicação, Márcio acumulou um conhecimento profundo e valioso no setor. Essa experiência culminou na fundação da 2PLAY em 2009, uma agência criativa que rapidamente se tornou sinónimo de excelência no mercado nacional. Ao longo dos anos, a 2PLAY estabeleceu parcerias sólidas com diversos clubes da primeira e segunda Liga, contribuindo para a sua presença no mundo do futebol.

Durante os últimos cinco anos, Márcio Cortez e a 2PLAY tornaram-se parceiros da Liga Portugal, colaborando na conceção e execução de diversos projetos nas áreas de comunicação, ativação de marca e eventos desportivos.

Em 2022, Márcio e os seus sócios decidiram dar um passo audaz lançando a primeira spinoff da 2PLAY, a 2Ticket. Esta empresa de bilhética tem conquistado uma posição de destaque, atendendo a diversos clubes da primeira e segunda Liga, simplificando e melhorando a gestão de bilhetes e eventos desportivos.

Tanto na área da comunicação desportiva como na bilhética, Márcio Cortez e a sua dedicada equipa têm apoiado os seus clientes em diversas questões relacionadas com a Fan Experience.

Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação no Futebol Profissional.

Depois de um estágio curricular no Porto Canal, regressou a Viseu onde trabalhou no Jornal do Centro cerca de três anos. Tornou-se jornalista correspondente do Jornal A Bola, em Viseu, e o gosto pelo desporto, e pelo futebol em particular, levaram-na a pós-graduar-se em Comunicação no Futebol Profissional.

Durante nove meses foi a cara da Rubrica ‘Liga-te à Fundação’, da Fundação do Futebol – Liga Portugal e em dezembro de 2020 apresentou o sorteio da Final Four da Allianz Cup.

O Dr. Michael Humann é o coordenador de formação e investigação no grupo Incidentes Críticos e Graves (CAMI) no Departamento de Psicologia da Universidade de Liverpool. Com formação em Psicologia Aplicada, o seu trabalho centra-se na melhoria da tomada de decisões em incidentes críticos e no desenvolvimento de conhecimentos especializados em policiamento e resposta a emergências.

A trabalhar numa série de projetos aplicados no cumprimento da lei, agências de segurança e equipas de emergência, estes projetos realçaram a importância de procurar soluções baseadas em provas, a fim de desenvolver as competências de todo o efetivo e criar confiança dentro das organizações.

Nos últimos 10 anos, tem sido também o diretor pedagógico do Projeto Pan-Europeu de Formação em Policiamento de Futebol (PE-FPTP), concebendo e ministrando formação às forças de segurança e parceiros em toda a Europa no contexto de jogos de futebol internacionais e outros eventos desportivos.

Trabalha em conjunto como consultor especial do Grupo Europeu de Peritos em Segurança dos Espetáculos Desportivos (Think Tank), um trabalho centrado no acompanhamento dos relatórios anuais de todos os membros e na análise das tendências emergentes, a fim de garantir que a formação, as orientações e a legislação se adaptam e evoluem em conformidade. Mais recentemente, com base neste trabalho, foi também encarregado pela Interpol de redigir o Manual de Cooperação Policial Interna.

Miguel Neiva (Porto, 1969), Designer de Comunicação, com Mestrado em Design e Marketing, e também empreendedor social – Fellow Ashoka.

Criou o ColorADD . Sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de
pessoas em todo o mundo. Desde 2008, totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo – considerado pela revista GALILEU,
da editora Globo, Brasil, como uma dos “40 ideias para melhorar o mundo “. O código ColorADD está já a ser implementado em vários países por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.

Miguel criou ainda uma ONG, ColorADD.Social, para assegurar que o ColorADD possa ser utilizado na educação, livre de custos, permitindo assim a inclusão de
crianças daltónicas, sem discriminação, tendo sempre em mente a missão de levar esta ferramenta a todo o mundo, tão longe quanto se possa alcançar… tentando promover um Mundo melhor para Todos!!!
Convidado para diversos eventos/seminários/congressos nacionais e internacionais, onde intervém como palestrante, partilhando sua experiência e paixão com todos.

A sua paixão, dedicação e trabalho tem vindo a ser reconhecida, tendo sido condecorado com:

  • Grau de Oficial da Ordem de Mérito – Comercial, pelo Presidente da Republica, nas Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 2015;
  • Medalha de ouro comemorativa do “50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem”, distinguido pela Presidência da Assembleia da República Portuguesa 2012;
  • Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, atribuído pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, 2013;

O Capitão Orlando Mendes, tem 40 anos e é natural de Campelos, Guimarães.

É Licenciado em Ciências Militares, ramo Segurança, pela Academia Militar.

Exerceu ao longo da sua carreira na GNR o comando de vários órgãos operacionais, designadamente:

  • Pelotão de Intervenção de Braga;
  • Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo;
  • Destacamento de Trânsito de Penafiel;
  • Destacamento Territorial de Penafiel;
  • Destacamento Territorial de Fafe;
  • Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso.

Possui o Curso de Promoção a Capitão da GNR e várias outras formações de índole operacional ligadas à segurança.

Participou no planeamento e foi comandante de policiamento de jogos do Moreirense Futebol Clube e Futebol Clube de Penafiel, enquanto participantes na I Liga de Futebol Profissional.

Participou no planeamento e foi comandante de policiamento de várias etapas do Mundial de Rallys no WRC Rally de Portugal, em particular: Shakedown de Baltar; SSE de Baião; SSE Montim; SSE Luílhas; SSE de Fafe; SSE de Vieira do Minho e SSE Cabeceiras de Basto.

Foi comandante de policiamento de outros Rallys e provas motorizadas regionais, nacionais e europeias, mais concretamente: Penafiel Racing Fest; Rally de Montelongo; Rally de Vieira do Minho; Rally de Cabeceiras de Basto; Rally de Vizela e Rally Serras de Fafe.

Desde outubro de 2021, é comandante do Destacamento Territorial da GNR de Guimarães, sendo responsável pelo planeamento e comando de policiamento dos jogos das equipas do Futebol Clube de Vizela e do Moreirense Futebol Clube, ambas da Liga Portugal Betclic.

  • Diretor do Departamento de Segurança dos Eventos Desportivos da Autoridade para a Prevenção e o Combate à violência no Desporto (nomeado, desde 1 de maio de 2019);
  • Vogal da Secretaria-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP. (eleito, desde 07/2016);
  • Perito Nacional junto dos Grupos de Trabalho de Desporto e Juventude do Conselho da União Europeia (04/2016 a 04/2019);
  • Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) dos Jogos Desportivos da CPLP (07/2017 a 07/2018);
  • Membro da representação nacional para a temática da dopagem junto do Conselho da Europa: CAHAMA e T-DO. (04/2016 a 04/2019);
  • Membro do “Drafting Group” da sexta conferência internacional de ministros e altos responsáveis para a educação física e desporto, da UNESCO – MINEPS VI;

Selecionador nacional de Portugal, Seniores masculinos (2016-2023).

Palestrante em matérias de liderança para organizações como a APG, LIDL, Merck Sharp & Dohme, ou Bemis associations.

Qualificação para o euro 2024 (Alemanha). Qualificação para o mundial 2023 (Polónia e Suécia). 13º classificado. Qualificação para o Euro 2022 (Hungria e Eslováquia). 19º classificado. Qualificação JO de Tóquio, primeira vez na história de desportos coletivos, com exceção do “futebol” (março de 2021, Montpellier). Qualificação mundial de 2021 (Egito) após 17 anos de ausência. 10º classificado (melhor classificação de sempre). Qualificação para o torneio pré-olímpico de Paris (abril 2020 adiado para Março de 2021). Melhor classificação de sempre (6º classificado) num europeu de seniores masculinos (2020, Noruega, Suécia, Áustria). Qualificação para o euro 2020 (Noruega, Suécia, Áustria) após 14 anos de ausência. 6º classificado (melhor classificação de sempre).

Treinador do CSM Bucareste, seniores masculinos (2017-2019). Vencedor da Challenge Cup (2018-19). Treinador do Espérance sportive de Tunis, seniores masculinos (2015-2016). Selecionador nacional da Tunísia, seniores femininos (2013-2015). Vencedor do Campeonato Africano em 2014 (Argélia) após 32 anos. Vencedor President cup – 16º lugar (Mundial Sérvia 2013). Treinador equipa sénior feminina do CD 1º de Agosto, Angola (2010-2013). Vencedor do 1º Campeonato provincial (2010) e 1º campeonato nacional da história do clube (2011). Selecionador nacional de Angola, seniores femininos (2009-2010). Vencedor do Campeonato Africano em 2010 (Egipto) 11º Lugar no Mundial (China 2009). Treinador equipa sénior masculina Club Balonmano Cangas, Espanha (2006-2008). Vencedor da copa Galícia (2006). FCPorto: Vencedor, duas taças da liga (2003/2004 e 2004/2005) taça de Portugal (2005/2006) e campeonato nacional (2003/2004) de seniores masculinos. Treinador FCPorto Juniores (1999-2003) e seniores masculinos – 1999-2006 (4 anos adjunto, 3 treinador principal).

Atribuição da medalha de honra da cidade de Amarante (julho de 2021). Treinador do ano 2019 atribuído pela Confederação de Desportos de Portugal. Reconhecimento Mérito e excelência, FADEUP-Universidade do Porto (2019).

Obtenção do título de Handball Master Coach PRO – (Lisboa, 2016).

Professor de educação física em diferentes escolas (ensino básico e secundário 1994-2006). Professor de princípios e práticas de Andebol no Instituto superior da Maia (1999-2003).

Mestre em Alto rendimento desportivo (FADEUP, 1999). Licenciatura em Ciências do desporto e educação física (FCDEF, 1995)

Pedro A. Neto é Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal desde 2016, neste âmbito, é também conselheiro da Comissão para a Igualdade e Contra a
Discriminação Racial (CICDR).

Licenciado em História, na variante de Arqueologia, pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa, é pós-graduado em Ciências da Educação
pela Universidade Católica, em Ciências Religiosas e Direitos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, respetivamente.

Mestre em Gestão e Administração Pública, pela Universidade de Aveiro, frequentou o doutoramento em Políticas Públicas, na mesma universidade, tendo como área de pesquisa a liderança comunitária e direitos humanos.

Pedro A. Neto foi um dos Fundadores e Presidente da ONG ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento, onde realizou projetos de desenvolvimento e missões de voluntariado
em países africanos de língua portuguesa e no Brasil.

Fez rádio regional em Aveiro, na Terra Nova e na Vagos FM. Atualmente é cronista semanal na rádio TSF.

Péricles António Pina é um jurista especializado que atualmente integra o serviço jurídico da Fundação Calouste Gulbenkian.

Anteriormente, coordenou o Gabinete de Apoio Técnico-Jurídico à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), o órgão português dedicado ao combate à discriminação racial.

Além de ter sido representante da CICDR no Conselho Consultivo da APCVD, Péricles participou em diversos grupos de trabalho focados na temática da discriminação racial, nomeadamente o Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação e o Grupo de Trabalho dos Censos 2021, centrado em questões ‘étnico-raciais’.

  • Diretor Segurança e instalações no Futebol Clube Vizela desde 2021.
  • Diretor Segurança da Final Four realizada no Estádio de Leiria desde 2021.
  • Formador na área da Segurança Privada desde 2021.
  • Coordenador de Segurança desde 2015 a 2019 em vários Estádios ( Famalicão, Chaves, Aves, Vsc , Vizela entre outros).
  • Formação em segurança privada desde 2011 ( Vig, ARE, ARD, SPR).

Rui Pereira é Subintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP), licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Concluiu o Curso de Segurança em Edifícios (CNP – ESP), o Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil e o Curso de Comando e Direção Policial, entre outros.

Foi docente no Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna entre 2007 e e 2010, tendo participado em missões internacionais de cooperação técnico-policial no âmbito da formação.

Entre 2010 foi adjunto do coordenador de segurança para a Cimeira da NATO.

Comandou diversas esquadras e divisões policiais. Na Divisão de Oeiras, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, entre 2012 e 2014, participou no planeamento e comando de policiamento dos jogos da Final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor.

Entre 2015 e 2017 comandou a Divisão Policial de Guimarães, do Comando Distrital de Braga, onde participou no planeamento e comando de policiamento dos jogos do Vitória Sport Clube e do Futebol Clube de Famalicão, em especial os considerados de risco elevado.

É, desde 1 de novembro de 2020, o Comandante da Divisão Policial de Braga, sendo responsável pelo planeamento e comando de policiamento dos jogos do Sporting Clube de Braga e do Gil Vicente Futebol Clube, em especial os considerados de risco elevado.

Jornalista há 25 anos, começou a trabalhar no Diário de Viseu.

Foi colaboradora do extinto 24 Horas. Está desde 2012 como colaboradora do Jornal Público e é atualmente diretora do Jornal do Centro onde começou a trabalhar em 2014.

Co-autora do livro “E no princípio era a água”. Como hobby, esteve ligada à promoção do paraquedismo nacional e à criação de uma equipa federada na mesma modalidade.

Sara Marques é licenciada em Marketing, com mestrado em Gestão, Ramo Administração Pública.

Ingressou na Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, em 2019, estando atualmente no Departamento de Segurança nos Eventos Desportivos.

Integra a Equipa de Prevenção, Educação e Serviços, onde está envolvida em diferentes projetos de promoção da ética no desporto, prevenção da violência e segurança em eventos desportivos, de destacar a campanha SINTAM-SE EM CASA e o projeto europeu SAFER ERASMUS+.

Tem participado em diversas ações de cooperação com as diferentes entidades para representação e promoção institucional e integra a Comissão de Avaliação Ranking Puro Futebol da Liga 3. 

É desde janeiro de 2022, Membro da Delegação Portuguesa junto do Comité para a Segurança e Proteção em Eventos Desportivos do Conselho da Europa.

Licenciada em Gestão das Organizações Desportivas, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. 

Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (2002 -2005), vice-presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (2005 -2009), vogal do Comité Olímpico de Portugal (2005-2009), vogal da direção da Federação Portuguesa de Atletismo (2009-2014) e chefe de Missão aos campeonatos do mundo universitários 2017, em Taipé (Taiwan), e 2019, em Nápoles (Itália).

Treinadora de marcha-atlética.

Membro do Conselho Nacional do Desporto. 

Presente em 5 Jogos Olímpicos, 57 internacionalizações pela nossa seleção.

Medalha de Bronze no Campeonato da Europa, em Budapeste, em 1998 e no Campeonato do Mundo em Helsínquia, em 2005 e Medalha de prata nas Universíadas de Pequim, em 2001.

Tom Smith tem 2 licenciaturas em química pela Universidade de Oxford e tem trabalhado com pirotecnia toda a sua vida. Trabalhou e foi diretor de exibição da Kimbolton Fireworks durante quase 20 anos, organizando alguns dos maiores eventos, incluindo celebrações em Londres que assinalavam o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e o evento da Transferência de Poderes de Hong Kong.

Em 1998, criou uma empresa independente de consultoria em explosivos para assessorar a indústria e gerir projetos de grandes exibições em todo o mundo, incluindo as exibições de Ano Novo em Londres e Hong Kong e as cerimónias olímpicas em Londres e Atenas.

A CarnDu desenvolveu uma série de ferramentas para quantificar a precipitação radioativa, o fumo, os efeitos ambientais e o ruído dos ecrãs interiores e exteriores, que são agora utilizadas em todo o mundo.

Em 2026, Tom foi o principal autor de um relatório encomendado pela UEFA para analisar os efeitos na saúde e proteção da utilização de pirotecnia pelos espectadores em eventos futebolísticos, tendo sido publicado um relatório atualizado em 2023 – ambos disponíveis no Website da UEFA. Além disso, apresentou as conclusões em eventos em toda a Europa e noutros locais.

PARCEIROS OFICIAIS

MEDIA PARTNER