Ken é membro da Royal Institution of Chartered Surveyors e ex-presidente do Grupo Profissional de Controlo de Edifícios.
Realizou inspeções e ministrou formações em várias partes do mundo para públicos que variam desde organizações independentes até organismos governamentais mundiais, nacionais e entidades comerciais, abordando temas como a Segurança de Recintos Desportivos e a Gestão de Multidões em grandes eventos.
Ken é Chefe de Inspeção da SGSA desde 2016, com a responsabilidade de liderar e gerir a equipa de inspetores da organização e ajudar a concretizar a ambiciosa nova estratégia da organização para se tornar a autoridade líder mundial em segurança de recintos desportivos.
Assumiu também o papel de líder estratégico e é coautor do Guia para a Segurança em Recintos Desportivos, 6ª edição (o Green Guide), publicado em 2018. O documento é amplamente respeitado em todo o mundo como o principal documento de orientação sobre a segurança dos recintos desportivos.
Ken é o autor das Orientações Suplementares do Green Guide SG01 “Safe Standing in Seated Areas” e SG02 “Planning for Social Distancing at Sport Grounds”, que foram amplamente utilizadas globalmente como resposta à pandemia de Covid-19. É também o autor principal do SG03 “Event Safety Management”.
Como membro de um comité técnico do BSI que trabalha na segurança dos espectadores, Ken integra o comité CEN, que padroniza a legislação e as orientações sobre segurança dos espectadores em toda a Europa.
Ken é ainda conselheiro técnico e relator do Conselho da Europa, tendo participado em visitas consultivas conjuntas a países membros, para oferecer aconselhamento sobre a segurança dos espectadores e dos estádios. Também integra uma pequena equipa de peritos que apoia o Sistema de Gestão de Conhecimentos sobre Estádios da Interpol, desempenhando função semelhante para a Confederação Africana de Futebol (CAF).
Em 2023, Ken foi eleito para um cargo no Painel de Construção e Gestão de Estádios da UEFA para o período de 2023 a 2027.
Ken foi agraciado com a honra de ser condecorado com a Ordem do Império Britânico na lista de Honras do Aniversário da Rainha em 2020, pelos serviços prestados à segurança em eventos desportivos.