Doutorado em Ciências Sociais, com especialização em Antropologia Social e Cultural, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a tese intitulada “Claques portuenses: um estudo de grupos organizados de adeptos de futebol em contexto urbano”.

É Mestre em Antropologia pela Universidade do Minho, com a dissertação “Magico Porto. Vence por nós. Um estudo antropológico de uma claque de futebol” e Licenciado em Antropologia pela Universidade Fernando Pessoa.

Atualmente, é Investigador no Observatório Permanente Violência e Crime da Universidade Fernando Pessoa e no Centro de Estudos Interdisciplinares CICS/NOVA. A sua investigação foca-se na violência associada ao desporto, com especial ênfase em claques de futebol, o movimento ultra, hooliganismo e o estilo casual.

É Coordenador Científico do Observatório da Violência Associada ao Desporto e foi Vice-Presidente da International Society for the Social Sciences of Sports.

Daniel Seabra é também autor do livro “Claques de futebol. O teatro das nossas realidades”, que explora as dinâmicas dos adeptos organizados no futebol.

Similar Posts