De origem suiça, ocupou cargos importantes como Diretor de Operações de Recintos e Diretor de Relações Governamentais e Serviços Públicos em três Campeonatos da Europa (Polónia/Ucrânia, França e Europa).  O UEFA EURO 2024, na Alemanha, foi o seu quinto Campeonato Europeu de Futebol num cargo de chefia.

Enquanto diretor-geral, é o principal responsável por questões relacionadas com a organização imediata da competição como, por exemplo, a preparação e as operações nos dez estádios, a tecnologia e as superestruturas, bem como a comunicação e a sustentabilidade.

Adquiriu grande parte do conhecimento necessário para este cargo, na sua função de gestor global de projeto no UEFA EURO 2008, em nome do Ministério da Defesa, Proteção de Civis e Desporto da Suíça. Em 2010 mudou-se para a UEFA para o UEFA EURO 2012.

Andreas Schär estudou História, Ciências Políticas e Economia na Universidade de Berna e, mais tarde, obteve um mestrado em Estudos de Defesa no Kings College de Londres. Trabalhou depois em estratégia e política de segurança no Ministério suíço.

Similar Posts