Adrian Dinca iniciou a sua carreira policial em 2002 e tem uma experiência de mais de 17 anos como agente de cooperação policial internacional e, mais tarde, como coordenador-adjunto do Ponto Nacional de Informação sobre Futebol (PNIF) da Roménia.

Esteve envolvido no trabalho do Grupo Peritos em Segurança dos Espetáculos Desportivos (Think Tank) e da rede dos Pontos Nacionais de Informações sobre Futebol/Desporto (NFIP Network) durante mais de 10 anos, tendo sido eleito em 2015 como vice-presidente deste órgão e, a partir de novembro de 2021, como presidente

Adrian Dinca também ocupou o cargo de Vice-Presidente do Comité Permanente da Convenção do Conselho da Europa sobre a Violência dos Espectadores (T-RV) de 2016 a 2018 e de Presidente de 2018 a 2020.

Fez parte das equipas de apoio operacional destacadas para importantes eventos desportivos (nomeadamente o EURO 2008, a final da Liga Europa de 2012 e o EURO 2016) e foi membro da estrutura de gestão do Centro Internacional de Cooperação Policial (CICP) para o EURO 2020, que foi acolhido na sede da Europol em Haia.

Participa como perito em várias sessões de formação internacionais relacionadas com a segurança dos eventos desportivos, organizadas pela UEFA, pelo European Think Tank, pelo Conselho da Europa e pelo CEPOL.

Adrian Dinca é licenciado em Direito, Mestre em Cooperação Policial Internacional e está atualmente a fazer investigação para o seu doutoramento em Segurança Interna e Policiamento de Eventos Desportivos.

Similar Posts