Paulo Valente Gomes tem 59 anos e trabalha há oito anos como administrador no Conselho da Europa Estrasburgo (França). É superintendente-chefe da PSP, tendo igualmente formação jurídica.
Atualmente a trabalhar como chefe de unidade da Convenção de Saint-Denis, é secretário desta Convenção desde 2017. Nessa qualidade, é responsável pela implementação deste tratado único no domínio da segurança de eventos desportivos, estando envolvido na definição de normas internacionais, na monitorização, na assistência técnica e em múltiplas atividades de cooperação internacional. Além disso, é coordenador de projetos conjuntos com a União Europeia sobre a segurança de jogos de futebol e outros eventos desportivos.
Anteriormente, ao longo da sua carreira de 40 anos como oficial da Polícia Portuguesa, foi comandante de esquadras de polícia e comandante de policiamento de jogos de futebol, formador e investigador, adjunto de vários Ministros da Administração Interna (tendo sido membro do Conselho Nacional contra a Violência do Desporto), vice-coordenador do Sistema de Segurança Interna e da Comissão de Segurança do UEFA EURO 2004, bem como chefe das delegações policiais nacionais em vários Campeonatos da UEFA e da FIFA.
Durante a última fase da sua carreira policial, foi Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Diretor Nacional Adjunto de Recursos Humanos e Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública.
Ao longo de uma década (2002-2012), foi também vice-presidente e presidente do Comité Permanente da Convenção sobre a Violência dos Espectadores, do Conselho da Europa, o tratado de 1985 que precedeu a Convenção de Saint-Denis.